Bom vaidosas, vou começar a contar um pouquinho das marcas. E essa é uma que vocês vão ouvir falar bastante aqui no blog já que eu e a vaidosa Marisa estamos adorando usar e testar os produtos The Body Shop.
É uma marca inglesa que pode ser comparada à Natura (Brasil), já que ela vende produtos com base em matérias prima naturais e são ecologicamente corretos.
Anita Roddick (fundadora) definia sua Body Shop como “uma empresa de comunicação, com especialidade no ramo de cosméticos, que faz dinheiro com seus projetos e reinveste em campanhas pelos direitos humanos”.
Os produtos são bem variados, desde, cuidados faciais, de cabelo, corpo e maquiagem.
Anita Roddick (fundadora) definia sua Body Shop como “uma empresa de comunicação, com especialidade no ramo de cosméticos, que faz dinheiro com seus projetos e reinveste em campanhas pelos direitos humanos”.
Os produtos são bem variados, desde, cuidados faciais, de cabelo, corpo e maquiagem.
Alguns produtos:
Body Scrub (esfoliante corporal)
Body Butter (manteiga hidratante corporal)
Shower Gel (sabonete líquido)
Lip Butter (protetor labial)
Originada na Inglaterra, foi fundada em 1976 em Brighton, por Anita Roddick (falecida em 2007). Anita era uma ativista, em prol da natureza, do meio ambiente, dos animais e uma defensora da humanidade.
Uma das 30 mulheres mais influentes no mundo dos negócios na Europa, segundo o Wall Street Journal Europe.
Fiquei interessada em ler o seu Livro "Meu jeito de fazer negócios" (Business as Unusual) Anita Roddick. Site: AnitaRoddick.com
Tendo viajado o mundo todo por 3 anos. Abriu uma lojinha e transformou os ingredientes que tinha visto mundo afora em shampoos, loções e cremes para o corpo. Criando 15 produtos com receitas caseiras e de atrizes fabricados com ingredientes naturais.
Sua idéia de negócio foi unir ética e lucros.
O negócio das empresas não deveria ser apenas dinheiro, deve ser também responsabilidade. Deveria ser sobre fazer um bem público e não sobre ganância pessoal."
Sendo os 5 valores da marca (continuaram inalterados após a compra pela L'Oreal) :
os produtos não são testados em animais. Rótulos dos produtos da marca, Roddick fez questão de manifestar a sua defesa pelos direitos dos animais e o ambiente, afirmando que eram “cruelty-free” (livres de crueldade) e 100% ecológicos).
as matérias-primas são obtidas através do comércio justo com as comunidades. Negócios com pequenas comunidades fornecedoras de produtos naturais desde meados dos anos 80, contribuindo para o desenvolvimento desses grupos por meio do comércio direto - e não da filantropia tradicional, unindo o uso de matérias-primas com o desenvolvimento sustentável. Há mais de 15 anos a empresa usa o óleo de castanha do Pará produzido pelos índios Caiapós da Amazônia, manteiga de cacau de Gan, além de comprar óleo de gergelim de fazendeiros de Chiapas, no México. A empresa trabalha de forma sustentável com 400 produtos fabricados a partir de matérias-primas adquiridas em mais de 37 cooperativas de comunidades em 24 países em desenvolvimento. Outra ação que merece destaque teve início em 2002 quando a empresa começou a investir em energias renováveis e utilizar materiais reciclados nas embalagens de seus produtos.
a defesa dos direitos humanos. Lutando contra a exploração das grandes empresas e a conivência dos governos, utilizando inclusive recursos da sua própria empresa.
a valorização da auto estima. Promover a saúde e o bem-estar, e não glamour ou rejuvenescimento) Segundo Anita, temos que dizer a nós mesmas: “Se você realmente não queria ter rugas, deveria ter deixado de sorrir há muitos anos”.
e a proteção do planeta. Ancorado no desenvolvimento de produtos naturais e temas ambientais tornou-se uma das bandeiras.
“Desde o início, o que a The Body Shop gera de mais importante não são os produtos mas sim os princípios”, defende Anita.
os produtos não são testados em animais. Rótulos dos produtos da marca, Roddick fez questão de manifestar a sua defesa pelos direitos dos animais e o ambiente, afirmando que eram “cruelty-free” (livres de crueldade) e 100% ecológicos).
as matérias-primas são obtidas através do comércio justo com as comunidades. Negócios com pequenas comunidades fornecedoras de produtos naturais desde meados dos anos 80, contribuindo para o desenvolvimento desses grupos por meio do comércio direto - e não da filantropia tradicional, unindo o uso de matérias-primas com o desenvolvimento sustentável. Há mais de 15 anos a empresa usa o óleo de castanha do Pará produzido pelos índios Caiapós da Amazônia, manteiga de cacau de Gan, além de comprar óleo de gergelim de fazendeiros de Chiapas, no México. A empresa trabalha de forma sustentável com 400 produtos fabricados a partir de matérias-primas adquiridas em mais de 37 cooperativas de comunidades em 24 países em desenvolvimento. Outra ação que merece destaque teve início em 2002 quando a empresa começou a investir em energias renováveis e utilizar materiais reciclados nas embalagens de seus produtos.
a defesa dos direitos humanos. Lutando contra a exploração das grandes empresas e a conivência dos governos, utilizando inclusive recursos da sua própria empresa.
a valorização da auto estima. Promover a saúde e o bem-estar, e não glamour ou rejuvenescimento) Segundo Anita, temos que dizer a nós mesmas: “Se você realmente não queria ter rugas, deveria ter deixado de sorrir há muitos anos”.
e a proteção do planeta. Ancorado no desenvolvimento de produtos naturais e temas ambientais tornou-se uma das bandeiras.
Muito antes que grandes corporações adotassem o discurso dos cuidados com as pessoas e com o planeta, a Body Shop usava matérias-primas naturais, apoiava campanhas ambientalistas e fazia negócios com pequenas comunidades fornecedoras em países da África, da Ásia e da América Latina. “Desafiei os negócios cujo único objetivo é gerar dinheiro para um grupo pequeno de pessoas”, disse ela certa vez.
Tornou a Body Shop pioneira, ao defender que empresas devem ter causas. Sendo modelo de negócio copiado por várias companhias mundo afora.
Sua expansão internacional começou em 1978. No Japão iniciou em 1990.
Hoje conta com 2.748 lojas (2/3 em sistema de franquia) 63 países (dados de 2011).
No Brasil alguns produtos da marca estão disponíveis nas lojas Duty Free dos aeroportos.
Curiosidade: uma das polêmicas em torno da marca foi lançar uma linha de óleos, cremes e batons de cânhamo, um vegetal primo da Cannabis, de onde vem à maconha, usando a planta como símbolo.
Slogan atual:
Beauty With Heart (2012) Beleza com Coração, que conta com o apoio da atriz, modelo e ativista britânica Lily Cole, recentemente nomeada a primeira embaixadora da THE BODY SHOP.
Em 2006, a empresa francesa L’Oréal comprou a rede THE BODY SHOP por US$ 1,14 bilhão. A maior companhia de cosméticos do mundo decidiu se mover em direção aos padrões éticos que Anita sempre alardeou.
E assim é a The Body Shop, maior empresa inglesa de varejo no setor de cosméticos, sendo uma das marcas internacionais mais respeitadas e símbolo de responsabilidade social.
Site oficial: aqui
Site japonês: aqui (tem loja online)
Site Yahoo Shopping Japan: aqui (loja online)
Para ajudar à escolher os produtos adequados para seu rosto tem o Diagnóstico de pele (só que em inglês): aqui
*Fontes pesquisadas texto e imagens: Site oficial The Body Shop, Revista Época Negócios, e site Mundo das Marcas e Vamos ser Vaidosas.
Post do esfoliante para o rosto da linha Tea Tree para peles oleosas: aqui
Post de creme para as mãos anti idade e com protetor solar Wise Woman: aqui
Post do primer de rosto para os poros The Porefessional: aqui
Post do esfoliante para o rosto da linha Seaweed para peles mistas e peles oleosas: aqui
Post do hidratante para o corpo Body Butter: aqui
Aguardem, em breve mais reviews de produtos The Body Shop.
Site Yahoo Shopping Japan: aqui (loja online)
Para ajudar à escolher os produtos adequados para seu rosto tem o Diagnóstico de pele (só que em inglês): aqui
*Fontes pesquisadas texto e imagens: Site oficial The Body Shop, Revista Época Negócios, e site Mundo das Marcas e Vamos ser Vaidosas.
Post de creme para as mãos anti idade e com protetor solar Wise Woman: aqui
Post do primer de rosto para os poros The Porefessional: aqui
Post do esfoliante para o rosto da linha Seaweed para peles mistas e peles oleosas: aqui
Post do hidratante para o corpo Body Butter: aqui
Aguardem, em breve mais reviews de produtos The Body Shop.
Creme para as mãos anti-idade com spf15 - Esfoliante para o rosto - Hidratante para pele mista/oleosa com spf15 - Creme anti-idade para os olhos - Sabonete Líquido (cereja selvagem, manga e morango) - Hidratante para o corpo de cereja selvagem - Esfoliante para o corpo de cereja selvagem - Luvas para esfoliação do corpo
Gostaram Vaidosas? Eu adorei saber mais dessa marca, já gostava dos produtos, agora um incentivo a mais para continuar usando. E vocês já experimentaram algo da Body Shop?
Eu sou fã dessa marca!!
ResponderExcluirPra mim ela é como a ''Natura'' japonesa!rss
Se eu to andando na rua aki(Japao) e vejo uma loja deles,tenho q entrar,só de sentir akele cheirinho gostoso(marca registrada da Body) ja faz o dia valer a pena!!
bjos Sophia da
www.coisasdesophiabyjapan.blogspot.com
Olá Sophia, também virei fã da marca, agora não posso ver uma loja que tenho que entrar. rs Concordo o cheirinho é muito bom. Bjs
ExcluirJaque