25 setembro 2012

Validade: A duração do nosso make de cada dia


Gente, estou aqui fazendo faxina nos meus produtinhos de beleza, e jogando alguns fora, dá uma dor....
Quem gosta e coleciona maquiagem costuma ter 1000 itens, cores repetidas, cores que não usa, coisas que não usa....afffssss ( sou eu )
Você sabia que maquiagem também tem vida útil? Então, se você NÃO for maquiadora profissional, reprima sua compulsão por make e compre um de cada (cada vez e não de cada cor).
 Por isso resolvi a partir de agora, recomeçar e ter uma meta e assim minha carteira agradece e vou poupar também, vou adquirir apenas cores e coisas que uso e apenas 1 ou 2 rímel (ah 3 vai), (vai ser mais difícil que fazer regime, mas eu consigo...rs)
Então andei pesquisando no Dr Google, e como minha médica (oftalmo) diz, nem sempre tudo que está na internet é verdadeiro, mas aí, falei com a minha dermatologista também e ela foi categórica, rímel é o mais sensível (as duas me disseram isso), então gente, eu achava que 12 meses ou até que estivesse dentro da validade...snifff, então adeus aos meus rimel tão carinhos, abriu... 3 – 6 meses (de preferência 3 meses) e trocamos de rímel.
Por que resolvi fazer este post : Dias atrás, meus olhos começaram a arder e no dia seguinte, mal conseguia abrir os olhos, aí pensei, conjuntivite, mas fui na oftalmologista e depois de me examinar, ela disse, conjuntivite química, pode jogar seu rímel fora, embora não tenha sido do rímel, mas de algo que caiu nos meus olhos, porém, eu usei e pode ter ficado com bactéria, nem preciso falar nada né. Então vamos lá...
A maioria dos cosméticos contém muita água em suas fórmulas. Isso cria um ambiente perfeito para proliferação de bactérias e fungos, algo que não queremos nas nossas peles e olhos.
O banheiro é o pior lugar para você guardar seus cosméticos JAMAIS guarde suas maquiagens no banheiro. Guarde-as em um lugar arejado, longe do calor ou da umidade e se você tem o hábito de deixar produtinho de beleza no carro, esquece, o sol bate no carro e pronto, estragou o seu produtinho. Quando você leva produtos na bolsa/nécessaire diminui a validade delas também, uma vez que ficam expostas ao calor e sofrem danos no transporte, leve apenas o essencial na bolsa.
Dê preferência para embalagens menores que você sabe que vai conseguir utilizar antes de passar a validade.
Todo produto feito com componentes químicos e minerais tem prazo de validade. 
Alguns produtos tem “Válido até XX/XX/XX” e isso indica uma data fixa, quer dizer que a validade começou a contar desde o minuto que foi fabricado. Outros tem algo como ''6M, 12 M, 24 M'' e isso indica que a validade começa a contar no minuto que você abriu o produto. (6M = 6 meses)

Algumas marcas não colocam na embalagem do produto a validade e sim na caixa, que geralmente é dispensada. Para evitar problemas, verifique logo se o produto tem o prazo de validade na caixa e anote na embalagem.

Geralmente, a vida útil dos produtos é mais ou menos isso (depois de aberto):


Produtos de Beleza
Hidratante: 6-12 meses
Adstringente: 6-12 meses
Esfoliante: 6-12 meses
Creme para os olhos: 6-12 meses
Protetor solar: 2 anos (tome cuidado na praia para manter a embalagem num local fresco, sem contato direto com o sol)
Auto-Bronzeador: 3-6 meses
Shampoo e condicionador: 6-12 meses

Maquiagem
Base ou corretivo: 6 meses
Lápis de olho e delineadores: 6-12 meses (aponte sempre antes de usar)
Lápis de boca: 6-12 meses (aponte sempre antes de usar)
(para rosto, blush ou sombra): 6-12 meses
Batom: 2-3 anos fechado, aberto mais ou menos 12 meses
Rímel: 3-6 meses (A curta validade da máscara me desencoraja MUITO a comprar máscaras caras. A dor no coração de abrir a sua máscara Lâncome de 2 meses atrás e ver que ela está super seca é enorme. Uma dica que eu dou é você comprar sua máscara caríssima preferida (usar todo dia) e guardar o aplicador dela. Higienize, lave bem, use sabonete antibacteriano e use o aplicador para aplicar uma máscara mais baratinha. Podem não acreditar, mas o aplicador faz toda a diferença no rímel.
Pincéis: se souber guardar e higienizar, 12 meses ou mais
Esponjas: lavar toda semana. Após quatro lavagens, jogar fora: o acúmulo de fungos é certo
Esmalte: 1 ano – não coloque acetona no pote para afinar o esmalte velho (gente, esmalte não dá alergia na unha, mas voce coloca o dedo na boca, acaba passando no rosto, enfim).

Outros mandamentos:
Lave sempre esponjas com água e sabão – seque bem antes de guardar. Lave pincéis com pouca água e sabão neutro - se você tomar conta dos seus pincéis, estes podem durar um tempão
Procure não emprestar seus cosméticos para outras pessoas. Maquiagem são itens muito pessoais, ainda mais máscaras, glosses e batom, produtos que você não pode esterilizar depois.
 Mas é claro que isso de duração dos produtos, vai também do nosso bom senso, se por acaso a cor mudar, o produto ficar estranho, ressecado, com cheiro, está na hora de trocar né gente. 

Mais informações veja AquiAqui 

Pessoas lindas, espero ter ajudado um pouquinho com esse post

Beijinho

8 comentários:

  1. Nossa, e eu economizando um rimel que comprei quando viajei para Londres, já tem 2 anos, valeu pela dica, vou lavar o aplicador e nunca mais economizar meus produtos, ai gente,eu gosto de comentar quando leio, mas as vezes tenho vontade de desistir, essas letrinhas de confirmação enche o saco, kkkk, desculpa, mas é vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martha, realmente, a gente tem a mania de economizar nossos produtinhos favoritos, mas o melhor mesmo é usar, e olha, eu sempre guardo o aplicador que gosto, porque um aplicador bom, faz toda a diferença.
      Quanto as letrinhas, rsss, vamos ver se dá para facilitar
      Beijo
      Stela

      Excluir
  2. Super valioso esse post, informações importantíssimas.
    Tenho um gloss no porta luvas no carro do gato, já faz um bom tempo...já estou recolhendo e já era.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josele, super importante conservar nossos produtinhos, nossa pele agradece,rsss
      E que bom que gostou, super importante pra gente
      Beijo linda
      Stela

      Excluir
  3. Vou aproveitar o domingo e fazer a faxina aqui...afff...que dor no coração...rss

    bjim, valeu a dica!
    Dé@

    Só falta voce!!! termina na segunda, vem participar! Sorteio: Dea Brasil CAbelos e Ecoplus. http://ning.it/PgrARE"

    PS. 4ª tentativa e ULTIMA de entender o CAPTCHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, sei como se sente rsss, e qto ao captcha, vamos ver o que fazer com ele, rsss
      E como falei, gosto muito da sua página e minha filha se inscreveu
      beijo
      Stela

      Excluir
  4. Muito bom esse post, coloquei nos meus favoritos, e é verdade o que voce falou dos esmaltes, uma vez tive alergia de um esmalte velho, menina, o que gastei em medico, dava para comprar a coleção de todos os esmaltes e mais algumas, quando se trata de pele e saúde melhor não ter dó, de que vale a gente usar uma make linda e no dia seguinte acordar cheia de pontos alergicos, inchada e com coceira, não compensa
    beijocas mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, verdade viu Vitória, ainda mais que remedios de alergia, são carissimos neh, não compensa mesmo
      Que bom que vc gostou do post, isso incentiva muito a gente fazer materias para o blog
      beijo querida
      Stela

      Excluir

Conte para nós o que achou do post! Seu email não será publicado. Obrigada pela sua visita e volte sempre.