03 setembro 2012

A queratina e o cabelo



Olá Vaidosas e Vaidosos, hoje o assunto é a Queratina.

O que é a QUERATINA
Encontrada de forma natural no cabelo, na pele e nas unhas, a queratina nada mais é do que uma  proteína formada a partir de aminoácidos como a tirosina (responsável por atrair e reter pigmento) e a cistina (que liga as estruturas que dão forma ao fio).
A queratina representa cerca de 90% da constituição dos fios e todos os dias há uma perda natural da substância que pode ser acelerada por agressões, como o sol, praia, piscina e várias tolices que fazemos aos nossos fios. Com a ação desses “inimigos”, as escamas superficiais do cabelo se abrem, deixando a camada interna exposta, o que resulta em perda de água, nutrientes e queratina.

Quem não gosta de ter cabelos brilhantes, macios e com aquela “jogada” ?... Eu pelo menos adoro, e quando faço muita bobeira e dá aquela ressecada, entro em desespero total, tipo “aimeudeus que fazer.....”
No post sobre Bepantol, Aqui  falei que depois do reflexo, meu cabelo ficou bem ressecado, na verdade deu uma boa “emborrachada” (e antes de passar Bepantol solução), fiz uma aplicação de Queratina e para meu espanto, meu cabelo ficou duro, e então me disseram que eu era alérgica a Queratina....afff
E lá fui eu cortar meus cabelos e meu amado cabeleireiro (que adoro) me explicou que nem sempre a Queratina resolve, e se por acaso o cabelo estiver muito ressecado, a Queratina prejudica mais ainda os fios, eles ficam mais ressecados e duros (não era alergia...ebaaa)

O excesso de queratina nos cabelos detona os fios fazendo o efeito contrário ao invés de hidratar, vai ocasionar ressecamento, queda, e outros males.

E embora exista uma infinidade de produtos para cabelos que prometem repor a queratina dos fios, desde xampu até as ampolas, que diz deixar seu cabelo forte, brilhante e bonito, é preciso ter cuidado na hora de usar, porque pode ser que seu cabelo não precise da Queratina e sim de uma boa hidratação que você consegue com cremes específicos para isso.
Então vamos prestar atenção na hora de usar a bendita Queratina, você não deve usar queratina quando sente que seus fios estão encorpados ou enrijecidos, e se estiver na dúvida, procure um bom profissional.

Uma dica que meu cabeleireiro deu foi usar Óleo de Argan, para deixar os cabelos macios (usar como se fosse um silicone) e também de não usar a Queratina logo após fazer uma quimica (tipo progressiva) nos fios, mas como ele mesmo disse, cada cabelo é um caso, o importante é voce prestar atenção nos fios, se endurecer, pare por um tempo e invista em uma boa máscara para cabelo sem Queratina.

Eu deixei todos os meus cremes e silicones guardadinhos (todos tem queratina), quando o meu cabelo se recuperar do reflexo que fiz, voltarei a usar, mas agora, com moderação, porque tudo que é demais faz mal (senti na pele ou melhor, no cabelo), por enquanto estou usando gloss (agora com vários tipos de silicones especiais) ah e estou usando o gloss para cabelos (é claro) da charming, estou adorando, logo, escrevo sobre ele aqui e  também lá vou eu investir no óleo de argan e depois conto para vocês.

Então é isso pessoas
Beijocas e até


2 comentários:

  1. Bom saber disso, essas dicas que voces dão no blog é realmente ótima, ajuda muito e o que é melhor, tem moda que eu adoro, maquiagem não, mas cuidados de pele, cabelo e moda eu amo, vou esperar para saber desse óleo e o gloss
    Ah, só agora reparei que tem foto de voces hi hi

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitória, bonito nome, que bom que gostou do blog, feito sempre com carinho pelas vaidosas, e logo vou falar sobre o gloss e o óleo, mas adiantando, estou adorando o gloss, beijo

    ResponderExcluir

Conte para nós o que achou do post! Seu email não será publicado. Obrigada pela sua visita e volte sempre.