19 janeiro 2014

Batom, sou louca por ti....


Olá pessoas vaidosas, sou louca por batom, vermelho, laranja para o vermelho, vermelhão, enfim, posso sair sem rímel e lápis, mas sem meubatonzinho...NEVER
Batom é algo indispensável para mim rsss, e por isso quisdividir com vocês a história do batom, na verdade um resumo, porque ia ficarmuito cansativo, então vamos lá....
O batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ousem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-sea diversos gostos.
O nome vem do francês bâton, literalmente"bastão", embora o cosmético não seja chamado assim em francês e sim''rouge à lèvres''
As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente asprimeiras mulheres a inventarem e usarem batom.

Com o intuito de criar o “batom vermelho”, as egípcias –conhecidas pelas colaborações cosméticas – criaram um corante vermelho feito apartir de algas marinhas, iodo e bromo. Esta primeira tentativa de batom ricaem ácido trouxe inúmeras doenças infecciosas às mulheres e consequentemente aoshomens, ficando conhecido na época como “O beijo da morte”.
Na Europa Medieval, o batom foi proibido pela igreja e atédiziam que era obra de satã.
Colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade naInglaterra do século 16. Durante o reinado da rainha Elizabeth I, ter os lábiosvermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda.
Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura decera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta eatores masculinos usavam maquiagem.
Em 1770 foi proposta uma lei britânica para o Parlamento queum casamento devesse ser anulado se a mulher usava cosméticos antes docasamento.
Até o final do século 19, Guerlain, uma empresa decosméticos francesa, começou a fabricar batom. O primeiro batom comercial foiinventado em 1884, por perfumistas em Paris nas França. Era coberto depapel de seda e feito a partir desebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha.
No século 19, o batom era colorido através de corantecarmim. O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e daAmérica Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico paraevitar a predação por outros insetos. O ácido carmínico, constitui 17% a 24% dopeso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.
Somente atores e atrizes poderiam sair em público com batom.Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público. A atriz SarahBernhardt, começou a usar batom e blush em público. Antes do final do século19, as mulheres só usavam maquiagem em casa. Bernhardt muitas vezes aplicoucorante carmim nos lábios publicamente.
No início da década de 1890, o carmim foi misturado a umabase de cera e óleo. A mistura rendeu uma aparência natural e foi maisaceitável entre as mulheres. Naquela época, o batom não era vendido em tubosmetálicos ou pláticos, mas em tubos de papel, papéis coloridos, ou em pequenosfrascos.
Em 1912 as mulheres americanas já começaram a considerarbatom como aceitável, embora um artigo no New York Times avisava ​​sobre a necessidadede usar com cautela.

Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos queforam inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavancapequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar obatom para cima para o topo da embalagem. Em 1923, o primeiro tubo giratório foipatenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennesse .

Como as mulherescomeçaram a usar batom para fotografias, a fotografia ajudou o batom a seraceitável entre as mulheres.
Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom emseus salões.
No Japão do século XVIII, as gueixasesmagavam pétalas de açafrão para criar batons, pintar as sobrancelhas edelinear os olhos.

Então gente, viu como somos sortudas, nada de bichinhos esmagados (eca), e temos a liberdade de escolher as marcas e as cores, lembrando sempre que para tudo devemos ter bom senso, como não retocar batom em público, batom no dente não é gafe, mas devemos ter o cuidado de limpar logo que notar ( ou avisar a nossa amiga), ter a delicadeza de não aparecer com um vermelhão em situações delicadas tipo missa ou funeral,velório....
No mais, vamos usar e abusar dos batons e viva as cores dos nossos batonzinhos de cada dia....
Beijinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte para nós o que achou do post! Seu email não será publicado. Obrigada pela sua visita e volte sempre.